sábado, 9 de maio de 2009

Estréia de Star Trek


Parafraseando meu chapa Hell, (para quem não conhece leia o blog Melhores do Mundo). E aí, nerds malditos... Ontem estreiou o filme mais esperado nos ultimos tempos pelos nerds de todo planeta e como não podia deixar de ser eu estava lá para conferir. Após o comentário de J. J. Abrans de que os fãs não iriam gostar do filme fui ao cinema acreditando que sairia de lá chutando o vento, mas para minha grata surpresa o filme foi bem melhor do que eu esperava. Principalmente levando em consideração que poderia ter sido bem pior!

Obiviamente que como todo trekker me senti um pouco ofendido pelo diretor ter se considerado no direito de alterar drasticamente o universo de Jornada nas Estrelas (Star Trek), ao iniciar o filme matando logo de cara o pai de James Tiberius Kirk e não satisfeito em seguida nos primeiros 30 minutos de filme destruir o planeta Vulcano e de lambuja matar Amanda Grayson, para os intimos a mão do Spock.

Mas como disse antes o filme é bom e tendo sido intenional ou não ao criar uma linha alternativa no tempo com a chegada da Naruda vinda do século XXIV J. J. Abrans conseguiu criar a oportunidade perfeita para filmar um filme que foge dos "grilhões" de uma franquia mundialmente conhecida, ganhando assim liberdade para criar um novo filme com boa ação, uma ótima narrativa além de personagens cativantes e já bem conhecidos além é claro de alguns elementos dos melhores filmes "massa véio" sem deixar de lado uma boa estória de fundo, com referências a episódios da série de TV. E isso tudo mantendo o universo "clássico" intacto, o que tira de cima de si, pelo menos em parte, a fúria de uma legião de fãs enlouquecidos da série.

Para quem conhece a série fica clara a relação entre os fatos decorridos no filme e um episódio duplo da quinta temporada da série Star Trek - The Next Generation entitulado Unification, onde o embaixador Spock vai para Romulos para ajudar a um grupo de dissidentes que deseja aderir aos costumes e padrões pautados pela lógica a muito praticado pelo Vulcanos.

É disnecessário dizer que em relação à parte técnica o filme é perfeito; o argumento é conciso e coerente com universo trekker; já o roteiro, fora as derivações já citadas, que são mais uma questão de fã antigo da série é muito bom. Espero ansioso pelos próximos lançamentos da nova franquia que inicia. Se fosse análisar o filme com olhos do público em geral daria fácilmente um dez ao filme, mas como fã da série e pelos pequenos "pecados" contra a estória original do fabuloso Gene Roddenberry dou ao filme uma nota final de 9,75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário